Esse TED caiu, novamente no meu colo, 8 anos depois que o assisti pela primeira vez. Ele fala sobre o poder da adicção e a adicção ao poder, e aqui vai a parte da fala que tem tudo a ver com o hoje:
“Jesus disse que o poder, na realidade, não está no exterior, mas no interior. Ele disse que o reino de Deus está aqui dentro.
Buda, antes de morrer e seus monges chorarem sua morte e se comoverem, disse: “Não chorem por mim, e não me adorem. Encontrem luz dentro de si mesmos. Sejam luz para si mesmos, encontrem-na internamente”.
Enquanto vemos esse mundo difícil, com a perda do meio ambiente, com o aquecimento global, com a depredação dos oceanos, não podemos esperar que as pessoas no poder mudem esse cenário.
As pessoas no poder, arrisco dizer, geralmente estão entre as mais vazias do mundo, e não vão mudar as coisas para nós.
Precisamos encontrar essa luz dentro de nós mesmos, precisamos encontrar a luz nas comunidades e em nossa própria sabedoria e nossa própria criatividade.
Não podemos esperar que as pessoas no poder melhorem as coisas para nós, porque nunca farão isso, a não ser que as obriguemos a isso.
Dizem que a natureza humana é competitiva, que a natureza humana é agressiva, que a natureza humana é egoísta. É exatamente o contrário: a natureza humana é cooperativa, a natureza humana é generosa, a natureza humana é voltada à comunidade.
O que vemos nessa conferência com pessoas compartilhando informação, pessoas recebendo informação, pessoas comprometidas com um mundo melhor, isso é que é a natureza humana.
O que quero dizer a vocês é que se encontrarmos essa luz interior e nossa própria natureza, seremos mais gentis com nós mesmos e também com a natureza.
Essa fala é uma verdade para mim e meu trabalho é embasado em oferecer meios para cada um se apropriar da sua luz interior.
Se tiver vontade de assistir a fala completa, aqui vai :